Cristiano Ronaldo está a três gols de bater a marca do Fenômeno no Real

Montagem - Ronaldo e Cristiano Ronaldo no Real Madrid (Foto: Getty Images)


Foram 102 gols em 177 jogos. Esses são os números de Ronaldo em suas seis temporadas pelo Real Madrid, clube pelo qual mais balançou a rede na carreira. Mas de acordo com o site oficial do time merengue, o xará português do Fenômeno está perto de bater a marca: Cristiano Ronaldo já tem cem em 105 partidas oficiais em quase dois anos e meio no clube. Autor de três "hat-tricks" (três gols em um jogo) no Campeonato Espanhol, o camisa 7 pode passar o brasileiro neste domingo, quando o time de José Mourinho enfrenta o Osasuna pela 12ª rodada, às 9h (de Brasília).

No Real Madrid, Ronaldo foi um talento cercado de talentos. O eterno camisa 9 dividiu espaço com grandes nomes do futebol mundial da época, como Zidane, Figo, Beckham, Raúl e Roberto Carlos: a primeira geração de galácticos do presidente Florentino Pérez, que voltou ao poder recentemente e contratou Cristiano Ronaldo e Kaká.
No Real atual, o português, contratado junto ao Manchester United em 2009 por € 94 milhões (R$ 226 milhões), é o protagonista de uma equipe ainda não acostumada a títulos importantes. O craque português tem desequilibrado a favor dos merengues, motivado principalmente pela presença de Lionel Messi no grande rival Barcelona. Em menos de três anos de futebol espanhol, CR7 mostra que, apesar de não ter conquistado troféus importantes (só levou a Copa do Rei neste ano), tem sido decisivo e coleciona números impressionantes: 82 vitórias, 14 empates e apenas nove derrotas. O resumo da história de Cristiano Ronaldo pelo time de Madri é: em 105 partidas oficiais, 99 delas como titular, o jogador marcou cem gols - média de 0,95 por jogo.

Na última temporada, Cristiano Ronaldo foi artilheiro do campeonato local e introduziu um novo recorde de gols a ser batido na competição: 40. Muita coisa? Não para o atacante português. Só nesta edição do Espanhol, já foram dez em apenas dez rodadas, dos quais nove por hat-trick (contra o Zaragoza, Málaga e Rayo Vallecano).

Com a camisa do clube, os números do Fenômeno também foram expressivos. Entre 2002 e 2008, o brasileiro conquistou dois Campeonatos Espanhóis, uma Supercopa da Espanha e um Mundial de Clubes. Mas Ronaldo, o brasileiro, fez "apenas" 62 gols em seus primeiros cem jogos pelo Real.
Caminhando para completar sua terceira temporada pelo time espanhol, CR7 já entrou na galeria dos 20 maiores goleadores da história do Real Madrid (16ª colocação) e tem tudo para entrar no top 10 se mantiver a média até junho de 2012. O topo da lista ainda é ocupado por Raúl González, atualmente no alemão Schalke, com 323 entre 1992 e 2010.