Mesmo campeão com dois grandes prêmios de antecedência, o australiano Casey Stoner continua voando. Neste sábado, ele dominou todo o treino de classificação para o GP de Valência e fechou em 1m3s861, um segundo a frente do segundo colocado, seu companheiro de equipe, Dani Pedrosa. Ao conquistar a 12ª pole da temporada, o piloto da Honda igualou o recorde do campeão mundial das 500cc, Mick Doohan.
Ben Spies conseguiu superar Randy De Puniet e ficou com o terceiro lugar. O francês surpreendeu e conquistou a quarta posição no grid espanhol, seguido por Álvaro Bautista. O ex-campeão Valentino Rossi largará em sexto, com um capacete especial em homenagem a Marco Simoncelli, que morreu durante o GP da Malásia. Nicky Hayden abre a terceira fila, ao lado de Andrea Dovizioso e Hector Barberá.
Antes da largada, os pilotos de todas as categorias (MotoGP, Moto2 e 125cc) farão uma volta no circuito em homenagem a Simoncelli. Quando os pilotos estiverem chegando ao fim do circuito, familiares, autoridades e funcionários do paddock se juntarão ao cortejo.