Mesmo decepcionando no Mundial, Bolt é finalista no melhores do ano

Bolt na vitória do 4x100m (Foto: AFP)


Usain Bolt decepcionou o mundo do atletismo ao ser desclassificado após queimar a largada na final dos 100m rasos no Mundial, disputado em Daego, na Coreia. Mas o jamaicano se redimiu ao ficar com o ouro nos 200m e ao ajudar a Jamaica a bater o recorde mundial no revezamento 4x100m. Por essas duas conquistas, além de outras em torneios menores, o jamaicano é finalista no prêmio de melhores atletas do ano entregue pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF).
Ele compete com seu compatriota Yohan Blake, que se aproveitou do deslize de Bolt e levou a medalha de ouro nos 100m em Daegu. Na última etapa da Diamond League, Blake conquistou a melhor marca do ano nos 200m. O queniano David Rudisha, ouro nos 800m na Coreia, também está concorrendo.
Entre as mulheres, surpresa. Apesar de ter ficado com o ouro inédito no salto com vara em Daegu, Fabiana Murer não havia sido indicada na lista incial. Ainda assim, a três indicadas não eram consideradas favoritas. Valerie Adams, neozeolandesa campeã olímpica e mundial de arremesso de peso, a queniana Vivian Cheruiyot, campeã mundial nos 5.000m e 10.000m e a australiana Sally Pearson campeã mundial nos 100m com barreiras são as concorrentes no feminino. Os vencedores serão anunciados durante o prêmio de Gala do Atletismo, dia 12 de novembro.